HONDA.GENTIL@HONDAGENTIL.COM.BR

+55 (11) 3873-8872 / 3873-8873

O Mantra e os Apresentadores

Como lidar com os momentos iniciais de uma apresentação ?

Terça, 27 de junho de 2017


O Mantra e os Apresentadores

Como lidar com os momentos iniciais de uma apresentação?

Alguns afirmam que os primeiros minutos de uma apresentação são os mais tensos. Depois, a medida que o tempo vai passando, geralmente conseguimos ter mais controle e nossa segurança aumenta. Mas o que pode ser feito para que esses minutos iniciais passem e alcancemos nosso equilíbrio? É neste cenário que entra o mantra do apresentador.

"O mantra é uma fórmula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente pelos fiéis de certas correntes budistas e hinduístas. O termo é uma palavra em sânscrito que significa 'controle da mente'. " https://pt.wikipedia.org/wiki/Mantra

A ideia do mantra nas apresentações é trazer o apresentador para um momento mental de maior segurança. Nas apresentações, o mantra, é definido por um discurso onde o apresentador tem total domínio das informações e nele revela parte de sua origem, características, experiências, metas, percepções e resultados.

Cada um de nós é único e tem uma história que pode ser representada por uma mandala com cores diferentes. O mantra precisa ser uma espécie de DNA.

Quando for construir seu mantra “inicial” tenha em mente um roteiro:

1.Cumprimentar

2.Apresentar-se, falar seu nome - Caso não conheça a plateia, área, cargo e empresa. Se a plateia for conhecida pule este item.

3.Como chegou ali (estudos, conclusões, pesquisas, observações, análise de resultados) e qual benefício espera proporcionar a plateia:

·Se a plateia for desconhecida procure algum tipo de conexão com sua história de vida que possibilite a criação de afinidade. Ex.: Sou do interior, sempre trabalhei em sistemas financeiros, passei pelo bug do milênio, nasci na era da internet, lido com clientes atritados todos os dias, etc. O encontro de hoje nos auxiliará na resolução do problema “X”. Se a plateia for conhecida use o contexto da organização, termos/expressões que tenham significado especial pelas experiências que passaram juntos. Ex.: Nós que vivemos as três últimas alterações sistêmicas, aprendemos que mais importante do que as alterações são as ações diante das contingências.

Cada apresentador deve ter mantras específicos que considerem sem estilo e circunstâncias contextuais (risco, cenário e perfis de plateia). As possibilidades de utilização são muitas e podem auxiliar no início, meio e fechamentos: mantras para palestras, treinamentos, reuniões, comitês.

Observe este exemplo de mantra para o início de uma palestra sobre a Inovação no Varejo:

“Bom dia, sou Fulano, nasci no interior e foi lá que iniciei meu aprendizado sobre varejo. Minha família tinha um pequeno comércio e na infância lembro de meu avô usando um caderno onde as compras feitas pelos clientes eram anotadas. Toda movimentação passava pelo caderno. Fico pensando no que aconteceria se o caderno fosse perdido. Profissionalmente passei por empresas de pequeno, médio e grande porte, incluindo multinacionais. Muita coisa mudou e hoje quero compartilhar com vocês as experiências onde a inovação no varejo vem impulsionando os resultados. A maior parte das pesquisas e laboratórios são de outros países, entretanto o apetite por tecnologia no Brasil é maior do que no exterior. Precisamos nos preparar para a nova era. Bem-vindos ao mundo da Inovação no Varejo. ”

O primeiro mantra que criei foi intuitivo, depois comecei a observar que recorria a ele no início das palestras e treinamentos que administro. Fazia uma ou outra alteração para adequar ao contexto, mas a estrutura era mantida.

Para ser eficiente deve ser verdadeiro por isso vale a pena investir tempo e elaborar seu mantra com coerência. Palavras que saem da boca para fora não causam impacto, mas as que são credenciadas por nossa história de vida trazem em si uma energia diferenciada.

Bom mantra e boas apresentações.

Sonia Lota

voltar